Portfolio
18/04/11
OS MAMIFEROS São chamados assim por produzirem leite para alimentar seus filhotes por um período determinado.
Essa classe do reino animal possui características muitos peculiares como:
Presença de glândulas mamárias
Presença de pelos
Temperatura corporal constante
Dentes diferentes
Sistema Respirátorio dos Mamíferos
Boca
Nariz
Faringe
Laringe
Brônquios
Bronquilos
Alveolos
Pulmões
Aula 02
27/04/11
A Diversidade dos Mamiferos
Os mamíferos apresentam uma grande diversidade de formas.São observadas espécies tão diferentes como baleia,a girafa,o elefante,a onça,o rato, o morcego e o ser humano.
Toda a diversidade de mamíferos atuais esta classificada em três grupos destindos, separados com base no seu modo de reprodução. Esses grupos são os: MONOTREMADOS, MARSUPIAIS E OS MAMIFEROS PLACENTAIS.
Monotremados são considerados os mamíferos mais primitivos, visto o que são os únicos que botam ovos.Por esse motivo são classificados como oviparos. Atualmente, as espécies desse grupo estão restintas a nova giné e a casiado a Australia são exemplos de ornitorrinco e a equidna.
Marsupiais são mamíferos viviperos cujos embriões apresentam um curto período de gestação no útero da mãe (de 12 e 13 anos, no caso GO gambá e nascem sem esta completamente desenvolvidos ). A maioria, logo após o nascimento, passa para o marsúpio. O marsúpio é uma bolsa que recobre as glândulas mamarias das fêmeas ,no interior do qual os filhotes se alimentam e completam seu desenvolvimento.Mesmo quando a fêmea não tem marsúpio , os filhotes permanecem grudados a mama.
Mamíferos placentários representam 95% das espécies de mamíferos existentes.S vivíparos é seus filhotes nascem bem mais formados do que os dos marsupiais,já que completam seu desenvolvimento no interior do útero materno.Alguns estão aptos a nadar ou correr logo após o nascimento.
A