portfolio
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda planejamento financeiro, características e fundamentos, a necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medias corretivas, a aplicação de métodos quantitativos nas atividades contábeis, e o orçamento flexível.
Proporcionaremos o entendimento sobre os pronunciamentos técnicos do CPC, o planejamento tributário, falaremos sobre elisão fiscal x planejamento tributário.
Falaremos ainda, sobre as sociedades empresárias, suas obrigações legais, e as diferenças entre isenção e imunidade tributária.
2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO – CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTO Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios. O planejamento financeiro preocupa-se com a parte financeira, na qual se pode destacar, os elementos da política de investimento e financiamento da empresa, sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas. Conforme o dicionário informal, planejamento é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática.
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, que organiza e define as ações a serem utilizadas. Sendo, portanto, o lado racional da ação.
É uma maneira de antecipar (por suposições e/ou análises estatísticas) os resultados esperados e a possibilidade de concretização dos mesmos. A intenção do planejamento dentro de uma organização é buscar racionalmente o melhor caminho para se chegar no lugar esperado.
Um bom planejamento financeiro deve prever o que acontecerá caso o planejado não ocorra, frustrando as expectativas dos executivos e do mercado ou se o mercado