Poríferos
Tema: Filos Porífera e Cnidária
Rio de Janeiro
Semestre 02 Ano: 2013
Morfologia externa dos Filos Porífera e Cnidária
Os Cnidários tem dois tipos morfológicos: Os pólipos ou as medusas. Os pólipos apresentam o corpo tubular, com uma extremidade fechada e fixa e outra com uma boca central, geralmente circundada por tentáculos moles.
As medusas apresentam o corpo em formato de guarda-chuva, com uma superfície convexa (superior) e outra côncava (inferior), gelatinosa, marginado por tentáculos, com a boca em uma projeção central da superfície côncava (manúbrio) e são natantes. Tanto as formas de pólipo quanto às de medusas são muito diversificadas no formato.
Os pólipos são sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato e as medusas são organismos livres e natantes. São diblásticos, protostômicos e com simetria radial. Podem formar colônias como é o caso das caravelas e dos corais.
Cada indivíduo tem uma cavidade digestiva, algumas fibras musculares e muitos cápsulas urticantes diminutas (nematocistos).
O filo inclui os hidróides e hidromedusas (Classe Hydrozoa), as cifomedusas (Classe Scyphozoa), as anêmonas e corais (Classe Anthozoa) e as vespas-do-mar ou cubomedusas (Classe Cubozoa).
Muitos hidróides crescem como colônias arborescentes pequenas e densas, as cifomedusas, algumas medusas de hidróides e as cubomedusas nadam fracamente, as anêmonas em forma de flor são abundantes em costas marinhas rochosas e os corais com seus esqueletos calcários formam recifes em praias tropicais.
As anêmonas e os corais possuem colorido brilhante, algumas medusas e cubomedusas são transparentes, têm cores e tonalidades fracas e variadas. Muitos cnidários possuem bioluminescência.
Uma mesma espécie de coral apresenta variações morfológicas devido