Portfolio Literatura Brasileira I Aula 4
Imagine que você vai escrever um capítulo introdutório ao Romantismo na literatura brasileira, e seu texto vai começar com uma referência ao famoso prefácio de Magalhães. Você deverá redigir uma paráfrase do texto, entre 250 e 300 palavras, comentando a maneira como Gonçalves de Magalhães aborda cada um dos seguintes tópicos em seu prefácio-manifesto:
• religião;
• patriotismo;
• individualismo;
• história;
• liberdade de expressão.
Disponibilize seu texto em seu portfólio.
PORTFÓLIO 01 TÓPICO 02
“Pede o uso que se dê um prólogo ao livro, como um pórtico ao edifício; e como este deve indicar por sua construção a que divindade se consagra o templo, assim deve aquele designar o caráter da obra.”
Para Gonçalves de Magalhães o poeta deve ser íntegro e seguidor da religião a qual “ensinou o filho de Deus”. O mundo foi criado por Deus em pouco espaço de tempo, nesse ponto o autor mostra a supremacia de Deus sobre todas as coisas do Universo, mostrando assim que o Romantismo é amplo como o próprio mundo. Para o autor a nossa pátria soa como uma “trombeta da mediocridade”, pois faz com que todos se tornem ambiciosos e egoístas buscando sempre para si o que deve ser dividido igualmente para todos. Nesse ponto o autor ressalva que através da pátria as pessoas tornam-se individualistas pensando apenas no seu bem estar sem se preocupar com seu próximo.
O poeta deve ser livre, sempre buscar através da poesia, repassar o verdadeiro teor poético a qual está inserido seu repertório, deixando o coração falar, pois assim consegue fazer com que seu leitor consiga acompanhar o seu entretenimento. Através da liberdade para se expressar o poeta consegue repassar sua inspiração sendo o mais verdadeiro possível buscando de forma natural compor uma linguagem própria. O poeta deve ser sempre criativo buscando um mundo de fantasias para explorá-lo de acordo com sua essência buscando mostrar harmonia ao misturar com a essência verdadeira possamos entender que o