Estamos Vivendo Tempos Incr Veis
Não estamos falando de tecnologias que são criadas para fins maléficos, como as câmeras de gás e todas as ferramentas de tortura medievais, e sim de tecnologias basicamente neutras que podem ser usadas tanto para o bem, quanto para o mal – e que certamente podem ser muito perigosas, se usadas para o mal.
Tecnologia: 10 sci-fi que nos deixam mais perto da imortalidade
1. Armas nanotecnológicas
tecnologias perigosas (1)
A nanotecnologia pode ser usada para fins benéficos. Pequenas nanomáquinas autoreplicantes e com capacidade de interferir no ambiente podem ser usadas para limpar o meio ambiente, acabar com a escassez e até mesmo modificar a biologia humana por exemplo.
Mas se ela cair nas mãos de algum inepto que esqueça ou não saiba como fazer o crescimento das nanomáquinas parar, ou de algum ditador ou qualquer indivíduo carregado de más intenções que resolva propositalmente liberar nanomáquinas que crescem irrestritamente, o planeta todo pode ser devorado.
Tecnologia “Avatar”: cérebro de um macaco é usado para controlar o corpo de outro
Poderíamos acabar em um planeta coberto de uma gosma cinza composta de nanomáquinas que se reproduziram até consumir toda a biosfera, uma catástrofe conhecida como ecofagia.
2. Máquinas conscientes
tecnologias perigosas 2
Praticamente temos como certo que eventualmente teremos máquinas com algum tipo de consciência artificial, mas este pode ser um desenvolvimento horrendo. Para a máquina.
Em 2003, o filósofo Thomas Metzinger apontou que ninguém concordaria em criar uma criança retardada mentalmente para experimentos científicos, mas que uma máquina com consciência bem simples, apesar de ser equivalente, não desperta nenhuma empatia ou objeção moral ou ética.
6 tecnologias