Portf Lio Pronto
Docente: Pedro Leme
Discente: Carina Andrade
Junho/2013
Sumário
Fisiopatologia 3
Estágio 4
Farmacognosia 4
Biologia Molecular 5
Bioquímica 6
Química Analítica e Físico Química 6
Química de Biomoléculas 7
Farmacoepidemiologia 8
SITUAÇÃO Nº 2 9
Estágio 9
Farmacognosia 9
Fisiopatologia 9
Farmacoepidemiologia 10
Biologia molecular 11
Bioquímica 11
Química de analítica e Físico-química 12
Química de biomoléculas 12
PRÁTICA REFLEXIVA 14
O tema do Núcleo Atividades Integradas é A inserção do Farmacêutico no PSF. 14
AUTO- AVALIAÇÃO 15
SITUAÇÃO Nº 1
“..Mário estava apresentando, uma dor na região da garganta e do tórax, ao ir a sua consulta o médico lhe explicou que ele estava apresentando um quadro de princípio de pneumonia..”
Fisiopatologia "A Fisiopatologia como ferramenta de estudo do organismo e sua relação como determinada doença tem extrema relevância, pois nos permite encontrar e apontar as causas e efeitos de diferentes doenças. Quanto mais pesquisas forem realizadas nesse ramo da medicina, melhor será a relação entre o ser humano e as doenças que o afligem; com a melhor compreensão das enfermidades, os tratamentos, diagnósticos, exames, enfim, diversos fatores que envolvem a medicina tradicional ficaram mais fáceis de realizar”. (McPHEE, S. J; GANONG , W. F. 5° edição. 2007)
Pneumonia: São infecções que se instalam nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Podem acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.
Os sintomas são: Febre alta; Tosse; Dor