PORTF LIO EJA
ELISANGELA SILVA MENEZES, RU 1026252, TURMA 2015/01
PORTFÓLIO DA UTA – DIVERSIDADE CULTURAL / EDUCAÇÃO E TRABALHO
FASE I
CARAPICUÍBA
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ELISANGELA SILVA MENEZES, RU 1026252, TURMA 2015/01
EJA NO BRASIL
Trabalho apresentado à disciplina de Educação de Jovens e Adultos das UTAs Diversidade Cultural / Educação e Trabalho -Fase I no Curso de Pedagogia à Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Luana Aparecida Alves
Centro Associado: Carapicuíba
CARAPICUÍBA
2015
Faça uma pesquisa sobre a educação de jovens e adultos no Brasil abordando os seguintes tópicos:
História da EJA no Brasil;
A história do EJA no Brasil está muito ligada a Paulo Freire. O Sistema Paulo Freire, desenvolvido na década de 60, teve sua primeira aplicação na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte. E, com o sucesso da experiência, passou a ser conhecido em todo País, sendo praticado por diversos grupos de cultura popular.
A Constituição de 1934 estabeleceu a criação de um Plano Nacional de Educação, que indicava pela primeira vez a educação de adultos como dever do Estado, incluindo em suas normas a oferta do ensino primário integral, gratuito e de frequência obrigatória, extensiva para adultos. Alfabetizar jovens e adultos não é um ato apenas de ensino-aprendizagem é a construção de uma perspectiva de mudança; no início, época da colonização do Brasil, as poucas escolas existentes era pra privilegio das classes média e alta, nessas famílias os filhos possuíam acompanhamento escolar na infância; não havia a necessidade de uma alfabetização pra jovens e adultos, as classes pobres não tinham acesso a instrução escolar e quando a recebiam era de forma indireta, de acordo com Ghiraldelli Jr. (2008, p. 24) a educação brasileira teve seu início com o fim dos regimes das capitanias, ele cita que:
A educação escolar