Portf lio 4 Semana
DIEGO LUIZ E CUNHA DA SILVA - 1181838
ATIVIDADE PORTFÓLIO – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
CAMPOS DO JORDÃO
2015
Documentos nacionais importantes, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 3994/96); o Parecer 9/2001 CNE/CP publicado pelo Conselho Nacional de Educação, que orientou sobre a organização dos cursos de formação de professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/ CEB nº. 1/02), sinalizaram a necessidade de investimentos na formação docente para atuação na Educação Inclusiva.
No entanto, você acredita que somente a regulamentação de Leis é suficiente para se obter uma educação inclusiva eficaz e de boa qualidade? Justifique sua resposta a partir do que estudamos.
Conforme apontado na Unidade 1 (p. 31), se analisarmos nossas trajetórias nas escolas provavelmente concordaremos que não tivemos colegas com necessidades especiais nas salas de aulas, mas se olharmos para hoje veremos um momento diferencia, em que um maior número de alunos com necessidades especiais está frequentando as escolas, isto pode ser atribuído as Leis, pois elas possibilitam a inclusão na educação, assim educação inclusiva pressupõe a igualdade de oportunidade. Unidade 1 (p. 34). Assim com a regulamentações Unidade 2 (p. 67) afirma que, a sociedade passa a se (re)estruturar para garantir o acesso dos cidadãos com necessidades especiais. Vale apontar conforme CRC (p. 14-15) que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva garante o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico dos alunos com necessidades especiais, em que deve garantir um atendimento que o diferencie do trabalho realizado na classe comum, suplementando e não o substituindo, assim enriquecendo o currículo para que os alunos possam usufruir plenamente da escola. Para Longe (2012), somente as Leis não tornaram a educação eficaz, pois partindo da