Porteira fechada
Disciplina: Literatura Professora: Márcia Johan
Porteira Fechada ( Cyro Martins )
A obra é um romance que conta a história de João Guedes e sua família, esposa Maria José e outros cinco filhos, que vivem numa pequena propriedade rural arrendada no interior da cidade de Boa Ventura (RS) que posteriormente foi vendida repentinamente. Depois da propriedade ser vendida se mudaram para a periferia de Boa Ventura e vivem de forma miserável, ficam desesperados por não terem o que comer, se sentem impotentes porque não podem fazer nada para mudar isso, essa era a vida dos trabalhadores rurais.
A sua situação e de sua família era tão desagradável que ele acabou se entregando ao álcool, e passou a cometer pequeno delitos, para sobreviver e dar uma vida melhor a sua família. Começou a roubar ovelhas dos fazendeiros, e vende-las posteriormente, mas após um tempo foi descoberto e preso, mas ninguém tinha condições , nem vontade de ajuda-lo, após pagar pelos seus delitos, chega em casa e se depara com uma de suas filhas acometida pela tuberculose, vende tudo que tem para poder salvar ela. Diante dessas situações ele acaba morrendo, e o latifúndio e os grandes proprietários rurais continuam cada vez mais fortes e ricos, sem se importar com os pobres trabalhadores.
A narrativa literária do autor é constituída de um entrelaçamento entre a imaginação criadora e os fatos vividos por ele. Isso resulta numa forma de conhecimento histórico-literário que facilita o processo de autoconhecimento do homem e de entendimento da sociedade em que está inserido. Ao abordar o tema do êxodo rural Cyro Martins procura recriar em sua ficção literária uma época histórica do Rio Grande do Sul, dessa forma esse autor se enquadra na classificação como um ficcionista social, pois procura retratar em suas personagens tipos e heróis sem