Porte
Débora Santos de Sousa, debis_sousa@hotmail.com 1Universidade Federal de Goiás, Av. Universitária, n. 1488 - Quadra 86 - Bloco A - 3º piso 74605-010 - Setor Leste Universitário - Goiânia - Goiás - Brasil
Resumo: Este trabalho destina-se a comparar a metodologia de medição de vazão empírica e prática
Palavras-chave: Venturi, medição, coeficiente de descarga
INTRODUÇÃO
A medição de vazão de fluidos se relaciona com diversos processos comumente utilizados em indústrias e residências. Essa importância se dá pela necessidade de controlar a distribuição de fluidos, desde aplicações domésticas, como em um hidrômetro simples, até em aplicações complexas, onde o fluxo de fluidos tem implicações severas, em áreas que necessitam de precisão de um escoamento contabilizado.
O tubo de Venturi é um dispositivo criado por Giovanni Battista Venturi para medir a velocidade de escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita.
Figura 1. Tubo de Venturi – esquema
Se o fluxo de um fluido é constante, mas sua área de escoamento diminui, então necessariamente, sua velocidade aumenta.
Com base nestas hipóteses, a equação de Bernoulli pode ser seguramente aplicada em circuitos em que se deseja medir a vazão de um fluido.
MODELAGEM MATEMÁTICA
Primeira Lei da Termodinâmica
* Segundo a primeira lei da Termodinâmica, podemos afirmar que a energia total transferida para um sistema é igual à variação de sua energia interna, e nela, observamos a equivalência entre trabalho e calor, em um sistema isolado. Matematicamente,
∆U=Q-W (1)
∆U=variação de energia