Porta Lógicas
Circuitos Digitais são as portas lógicas com uma ou mais tensões de entrada que podem ser construídos com diodos, transistores e resistores conectados de tal forma, que o sinal de saída do circuito corresponde ao resultado de uma função básica (AND, OR, NOT). Os valores possíveis da tensão de entrada e da tensão de saída são somente dois:”0” ou “1”, sendo o sinal lógico “0” para tensão nula e “1” para tensão de alimentação.
Tipos de Portas Lógicas: Existem três portas lógicas básicas (AND, OR e NOT) que podem ser conectadas de várias maneiras, formando sistemas que vão de simples relógios digitais aos computadores de grande porte. A partir dessas portas lógicas, outras portas logicas foram concebidas como a “Porta NAND”, a “Porta NOR”, a “Porta XOR” e a “Porta XNOR”.
Porta “AND” (E): A porta “AND” mais simples possui 2 entradas e 1 saída, é aquela que executa a multiplicação de duas ou mais variáveis booleanas. É aquela que assume valor 1 quando uma ou mais variáveis de entrada forem iguais a 1 e assume 0 se, somente se, todas as variáveis de entrada forem iguais a zero.
Expressão lógica: S = A . B
Tabela da Verdade
A
B
A . B
0
0
0
0
1
0
1
0
0
1
1
1
Porta “OR” (OU): A porta OR mais simples possui, também, 2 entradas e 1 saída. É aquela que assume valor 1 quando uma ou mais variáveis de entrada forem iguais a 1 e assume 0 se, somente se, todas as variáveis de entrada forem iguais a zero
Expressão lógica: S = A + B
Tabela da Verdade
A
B
A + B
0
0
0
0
1
1
1
0
1
1
1
1
Porta “NOT” (NÃO): É a porta inversora. Aquela que inverte ou complementa o estado da variável de entrada, ou seja, se a variável estiver em 0, a saída vai para 1, se estiver em 1, a saída vai para 0. É uma porta com apenas um sinal de entrada e um sinal de saída o qual assumirá sempre valores lógicos inversos ao sinal de entrada. Executa a função lógica da inversão booleana.
Expressão lógica:
Tabela da