Porta dos Fundos
Um novo meio para publicidade digital
São Paulo
2013
PORTA DOS FUNDOS: um novo meio para publicidade digital
Trabalho de conclusão do primeiro semestre da matéria de Metodologia Cientifica do curso de Propaganda, Publicidade e Criação, apresentado ao Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
São Paulo
2013
INTRODUÇÃO
A internet, como protagonista da era digital, é um dos meios mais utilizados para comunicação e troca de informações pelos brasileiros, que ocupam a terceira posição mundial em quantidade de usuários ativos na internet (52,5 milhões), entre as redes sociais, no Brasil o YouTube está entre os 5 maiores mercados no mundo, são 50 milhões de vídeos assistidos no país mensalmente através do site; nove a cada dez usuários usam a rede para assistir aos vídeos.
Um dos fenômenos que brotaram no YouTube, foi o canal de humor Porta dos Fundos, fundado em agosto de 2012, por uma vontade de cinco humoristas: Fábio Porchat, Gregório Duvivier, João Vicente de Castro, Antônio Tabet e Ian SBF, que queriam fazer humor sem ser como de comum na televisão ou teatro, meios nos quais já faziam sucesso e dos quais não se desligaram e tem como principal objetivo satirizar o cotidiano das pessoas, com total liberdade de expressão, já que a internet lhes oferece essa condição.
Atualmente o canal está com 577.735.407 visualizações, 6.420.243 inscritos e 145 vídeos. O grupo conta com 34 funcionários, entre atores, produtores e editores e lançam vídeos duas vezes por semana (segunda-feira e quinta-feira) às 11 horas.
Nosso foco, porém, não ficará restrito apenas ao canal de humor e na revolução que estão provocando nesse segmento, mas sim na área da publicidade digital, especificamente na relação entre e Porta dos Fundos e Coca-Cola, mostrada em um de seus vídeos, intitulado “Na Lata”.
Como segue no gráfico de mídias, a internet foi o segmento com a maior porcentagem de