Fundamentos do marketing aplicado ao caso do spoleto x porta dos fundos
O case Spoleto: Como virar o jogo?
O Marketing e o Branding
P
odemos entender superficialmente para que serve o Marketing, apenas desmembrando sua palavra: MARKET + ING, ou seja, ‘ação no mercado’.
E podemos ir muito mais fundo do que isto. Num primeiro momento,ele é um processo que irá analisar e entender o comportamento dos consumidores para então determinar por que produtos ou serviços eles poderão se interessar. Num segundo momento poderá se definir que estratégias uma empresa ou organização irá utilizar nas vendas, comunicações ou desenvolvimento daquele negócio. Direcionando para o cliente, nada mais é do que buscar sua satisfação e um bom relacionamento. Isso irá se refletir diretamente nas marcas e é um dos braços do Branding.
Se fossemos capazes de resumir o que é Branding, poderíamos dizer que ‘A Brand is a promise made, a promise kept.’. Essas promessas começam no desenho de uma marca,na formação de seu conceito,missão,valores e passam por áreas como o marketing em um dos maiores processos que uma empresa pode ter, pois todos os funcionários devem ser envolvidos. Desde o presidente até o menor funcionário, deve ter em mente as premissas da marca que o emprega. O cumprimento dessas promessas vão gerar como consequência um relacionamento positivo com seu público-alvo. Atingir essas promessas é dever de cada funcionário, que precisa entender essa filosofia e sobretudo que o sucesso do negócio e seu próprio sucesso passa por cada detalhe, aos
quais seus clientes estão atentos. O marketing é um desses gestores. Quando essa relação cliente x marca é bem construída, esta última se torna mais valiosa do que o próprio produto oferecido. Ou seja, o branding atua em cima de técnicas e práticas que fortalecem uma marca. Quando essa identidade é forte, sua marca é desejada e se torna uma referencia.
É