Port
O Poder diz ao respeito que o individuo tem de influenciar as outras pessoas.E comum o individuo ter o poder e não saber ou não utiliza-lo.Geralmente o aspecto mais importante do poder é dependencia.Pessoa que controla o desejo de outra.Um exemplo ditado no proprio tópico: o aluno tem que ser aprovado em uma materia e tem apenas um professor na faculdade que pode aprovar.O professor tem o poder sobre aquele aluno. Temos duas bases de poder:
• Poder formal: Se refere à autoridade que o individuo tem para tomar decisões, recompensar e controlar.
• Poder pessoal: Nesta base de poder não se necessidade de cargo, mas da capacidade de si mesmo de fazer algo que mesmo sem a autoridade em sua mão, desenvolver algo que todo precisa e o individuo fica com o poder sobre aquilo que criou.
Táticas de poder São formas de influenciar as pessoas que estão ao seu redor.Existe 9 formas: Legitimidade; persuação racional; apelo inspirativo; consulta; troca; apelos pessoais; insinuação; pressão, coalizão.Algumas táticas são mais eficazes do que as outras e algumas sendo usadas em conjunto melhora o seu poder sobre outro individuo. O apelo inspirativo tem melhor eficacia do chefe para o colaborador.A pressão funciona quase sempre.O uso do apelo pessoal e da coalizão é melhor na influencia laterais.É mais facil começar pela taticas mais “suaves”,e se estas falharem, pode-se passar para táticas mais “duras”. Depende da forma que a organização conduz o colaborador , para se definir que formas táticas do poder vai ser aplicado naquela empresa.As evidencias indicam que o uso das táticas são diferente de um paìs para o outro, esssas diferenças esta ligada ao valores de cada país.
Política: o poder em ação Política tem um poder enorme nas definições organizacional sendo que o comportamento político esta se especializando nos requisitos do trabalhador. Tendo dois tipos de comportamento político, o comportamento legitimo e o comportamento ilegítimo