Porque é que o chão molhado fica mais escorregadio?
Porque é que o chão molhado fica mais escorregadio?
Quando dois elementos entram em contacto e existe movimento de um corpo, ocorre uma força que é alterada consoante a força imposta sobre o chão e uma força de atrito que se move paralela aos dois corpos, mas no sentido oposto.
Neste caso temos três elementos, o chão que funciona como base para a força de atrito, a água, que enquanto líquido resulta numa base lubrificada e a densidade do objecto ou pessoa que se movimenta no chão.
Apesar de o chão molhado impedir o contacto directo entre os dois objectos, quanto maior for a força imposta contra o chão menor será o atrito e mais escorregadio será o chão.
E sendo que o atrito “seco” é a resistência ao movimento de dois corpos, quando estes entram em contacto com atrito liquido ou húmido ocorre uma lubrificação em que o resultado é um movimento acelerado e sem controlo, também conhecido como deslizamento.
Numa situação do quotidiano, uma pessoa ao andar numa superfície seca, o atrito é causado pela interacção do solo com o peso do corpo e onde o calçado ajuda a manter uma aderência constante, no entanto, se a superfície estiver molhada o atrito e a aderência são reduzidos, levando o indivíduo a escorregar.
Portanto, para o chão ficar escorregadio é necessário a quantidade ideal de cada elemento, de modo a que no final o coeficiente de atrito seja acima do coeficiente dinâmico e a aderência seja