Porque stanley tambiah considera o ritual um sistema cultural de comunicação simbólica?
Os rituais são constituídos de sequências ordenadas e padronizadas de palavras e atos, em geral, expressas por múltiplos meios, cujos conteúdos e arranjos são caracterizados por graus variados, como: * Formalidade (Convencionalidade). * Estereotipa (Rigidez). * Condensação (Fusão). * Redundância (Repetição).
A ação ritual nos seus traços constitutivos pode ser vista como performativa em três sentidos: * Dizer também é fazer (por exemplo, dizer sim em um casamento). * Experimentar intensamente uma performance que utiliza vários meios de comunicação (por exemplo, o carnaval). * Valores sendo inferidos e criados durante a performance (por exemplo, Brasil o time campeão do mundo).
Os rituais não podem ser dissociados da vida social, são considerados como eventos críticos de uma sociedade.
De acordo com a linha antropológica contemporânea, os rituais não são exclusivos da política ou do religioso, mas também do dia a dia das pessoas.
Segundo Amstel (2005) apesar de não existir uma definição fixa dos rituais, há características comuns: * Estrutura definida; * Repetitividade, e; * Profusão dos valores culturais vigentes.
Turner (1994) afirma que os rituais retratam de forma simbólica determinados valores essenciais e orientações culturais, e de acordo com Peirano (2003), podem ser profanos, religiosos, festivos, formais, informais, simples ou elaborados.
Rabelo (1994) destaca que vários antropólogos (Geertz, Turner, Tambiah e Kapferer) enfatizam o papel transformativo dos rituais, induzindo os participantes a perceberem de forma nova o universo circundante e sua participação particular nesse universo.
Segundo Helaman (1994) os rituais consistem em características de todas as sociedades humanas e representam suas maneiras de perceberem o mundo. Podem ocorrer em vários ambientes, adotando diversas formas e desempenhando muitas funções.