Geoprocessamento definiçao
. QUESITO 01) DEFINA GEOPROCESSAMENTO.
. QUESITO 02) EXPLIQUE AS ESTRUTURAS DE DADOS UTILIZADOS EM GEOPROCESSAMENTO.
. QUESITO 03) CITE 3 APLICAÇÕES REAIS EM GEOPROCESSAMENTO QUE PODEM AJUDAR NAS ATIVIDADES EM ENGENHARIA CIVIL.
OBS: USAR REFERÊNCIAS E CITAÇÕES SEGUNDO ABNT.
QUESTÃO 01)
RESPOSTA:
O Geoprocessamento serve como mecanismo usado praticamente em todas as áreas do conhecimento humano e pode ser definido como uma série de procedimentos computacionais que facilitam a visualização e a manipulação de dados espaciais associados a seus atributos, podendo assim, fazer análises mais profunda e mais rápida, principalmente de mapas temáticos. O GIS (Tecnologia de Sistemas de Informações Geográficas) é um dos vários sistemas integrados ao Geoprocessamento, e é o sistema que reúne maior capacidade de processamento e análise de dados espaciais. Este sistema é importante no quesito de aplicar qualquer tema que manipule dados ou informações interligadas a um determinado lugar no espaço, e que seus elementos possam ser representados em um mapa. Exemplo: Casas, escolas, hospitais e outros para a localização.
QUESTÃO 02)
RESPOSTA:
Existem 2 tipos de estruturas de dados:
TOPOLOGIA – Usado para a definição de elementos na sua determinada posição no GIS. É a parte lógica da conexão entre os pontos, linhas e polígonos, sendo portanto, a caracterização das relações espaciais fundamentais. A Topologia é importantíssimo para o GIS, pois, é por ele que temos a precisão da localização do elemento referido e de suas demais propriedades. Sem a topologia, o sistema do GIS, ficaria limitado, agindo como um sistema CAD.
CAMADAS – É o meio onde o operador de GIS pode estruturar os dados. É pelas camadas que é implantado algum tipo de característica individual sobre a região estudada e que queira enfatizar. Como exemplo, tipos de solo, localização de Hospitais, escolas na região e outros.