PORQUE SOMOS TANTAS PSICOLOGAS
ANDRESA OLIVEIRA
DANIELE MILITÃO
FELIPE DOMINGUES
HELEN CAROLINE MENEZES ROSA
KARINE NEUMANN
MARLENE FRISKE
TENTATIVA DE COMPREENSÃO
PONTA GROSSA
2014
Afinal , por que somos tantas psicólogas ? 3. Uma tentativa de compreensão Para tentar entender o “por que” do curso de Psicologia ser tão escolhido entre as mulheres , resolvemos separar o texto em tópicos . Cada tópico representa um fator importante apresentado. 3.1. Pessoal - História : Submissão.
- Mercado de trabalho : Dois lados : mulher e trabalho .
- As mulheres continuam a escolher o curso de psicologia e áreas de humanas, por esses cursos trazerem benefícios imediatos as mulheres podendo ser agregado á vida familiar.
- Aulas particulares .
- Atendimento em meio período.
- Flexibilidade de horários. (autônoma)
- Mercado de trabalho: vista pela sociedade como mais “ instável “ na permanência do trabalho .
- Complementação ao orçamento familiar. (não vista como provedora)
- Fisiologicamente : A orquestra hormonal feminina no desejo de construir uma família .
- Primeiro o casamento , maternidade ,depois as milhares de tarefas direcionadas a criação dos filhos e ser a base da casa , são os planos da maioria das mulheres , mas a sociedade mostra que “finalidade da mulher se esgota na maternidade “em relação á sua carreira .
- Os médicos responsabilizam a mãe pela integridade física da criança , os “psi” ( psicólogos / psicopedagogos) responsabilizam a mãe pela integridade mental .
Opinião Crítica: Realmente as mulheres vivem esta realidade pois , para conciliarem tudo, agregam o trabalho á vida pessoal . Mulheres que optam pela vida profissional e abdicam do lado pessoal , são as que mais lutam contra o preconceito e diferença salarial em relação aos homens , procurando sempre conquistar o mercado de trabalho .
3.2. Social
- Qual a finalidade da mulher na sociedade ?