Porque não avança na vida?
Usualmente quando alguém tenta alcançar um objetivo que tinha definido e dado as conhecer a “sete ventos” e não consegue atingi-lo, transforma-se numa metralhadora de desculpas, dispara para qualquer lado justificando-se sobre qualquer coisa que se mova ou num “Sniper” – com uma objetividade muito precisa – em que a razão é exatamente aquela (aquele ponto), por não ter conseguido atingir. Na verdade toda a gente tem sonhos e/ou objetivos a atingir (aqueles que não os tem, inconscientemente, entram num estado de depressão/frustração – de incompreensão de si mesmo ou de tudo que lhe acontece e até mesmo de sua existência, colocando-se numa crise existencial – como diz um psicólogo amigo), mas a palavra MEDO é o arame – por vezes muito fino – que não deixa as pessoas avançarem, seja no que for. Não estou a querer dizer com isto que o “medo” é algo que não se deva ter, pois ele é preciso para nos colocar alerta e fazer-nos sentir gloriosos quando o superamos. Mas saber e conseguir controla-lo é fundamental para se avançar, seja no que for na vida. Transformando esses momentos emocionais em mentais e seguindo o rumo traçado – estar equilíbrio com a respiração, batidas do coração e focos direcionado no que quer. Quando me refiro ao MEDO, ele pode ser tanto no segmento do sucesso como no insucesso, vejamos o esquema:
Para aqueles que tem medo de falhar ou errar e pensa que isso só acontece consigo? Pois tenho a dizer-lhe que isso acontece a quem tenta e não conheço ninguém de sucesso que nunca tenha fracassado, falhado ou errado. Bem pelo contrario, a existência do InSucesso na vida de um individuo é sinonimo que persistência e de que não se deixa ir ou ficar ao “sabor da maré” e a sua tenacidade e resiliência vão conduzi-lo ao Sucesso.
Tomando este esquema como principio e lembrando-nos da Parábola dos Talentos, o mais indicado a fazer é: Uma lista daquilo que pensa ser as suas qualidades e potenciais; Definir o que realmente