Porque etica ?
Por todos os cantos, desde os meios de comunicação social até nas empresas privadas, passando pelas universidades, a ética é um tema corrente. As inúmeras conferências internacionais sobre ecologia, fome, direitos da mulher são exemplos significativos da necessidade de uma mudança ética nos vários campos da vida social.
Ao mesmo tempo em que a ética se torna um assunto cada vez mais amplo e destinado a um público crescente, as reflexões teóricas continuam muito restritas aos espaços estritamente acadêmicos. Os textos, em sua maioria, vêm da área de filosofia e são complexos demais para pessoas não iniciadas. Ou, então, são textos que tratam da ética profissional de uma determinada área, como a ética médica, o que não atende também a um público mais amplo.
Acreditamos que é preciso Inovar e ousar. Produzir livros que sejam acessíveis aos não-iniciados, sem cair no superficialismo. Amplos o suficiente para contextualizar a discussão sobre a ética e dar conta das diversas Implicações que a envolvem na relação com os diversos aspectos da vida em sociedade, sem ser extensos e cansativos. Foi isso que tentamos fazer.
(...)Para começo da conversa.
"Que devo fazer?" "Será que é correto fazer isso?" "O mundo não deveria ser assim" ou "Por que o mundo é assim?"... Quem nunca fez este tipo de pergunta? Constantemente nos vemos diante de situações ou problemas que nos levam a fazê-las. Isso é tão "normal" que nunca, ou dificilmente, nós paramos para pensar sobre o ato mesmo de fazer estas perguntas. Simplesmente perguntamos, sem nos questionarmos por que as fazemos; elas fazem parte do nosso cotidiano, da nossa "normalidade".
Uma das