Porcos da india
Os Porquinhos-da-índia são seres muitos amorosos, principalmente os bébés, mas só se deve fazer criação plenamente consciente que se está a lidar com seres vivos e evitar fazer experiências apenas por curiosidade. Só deve prosseguir se já tiver decidido que vai ficar com os bébés ou se já tiver encontrado pessoas interessadas em oferecer um novo lar para estes.
Quem deseja fazer criação deve equacionar os seguintes problemas antes de acasalar dois animais :
- Informar-se sobre o tempo de gestação.
- Qual a idade aconselhável para proceder à criação ( nos porquinhos aconselhamos um minimo de 6 meses e nunca mais de 1 ano para a primeira gravidez).
- Embora seja subjectivo deve ser dado um tempo para a fêmea descansar e não acasalá-la logo a seguir ao desmame.
- A disponibilidade e condições que têm para oferecer, pois por exemplo uma porquinha grávida deverá se exercitar para não ficar demasiado gorda e evitar problemas no final da gravidez.
- Uma porquinha deve ficar separada do macho após o nascimento, por isso deve-se ter condições e gaiolas para isso.
- Tem que se saber antecipadamente qual a solução a dar aos filhotes e se a solução é vender ou dar poderá acontecer que ninguém esteja interessado e ter-se que ficar com eles. Isso deve ser equacionado. Por vezes os cruzamentos nem sempre resultam no que desejamos.
- No fundo são muitos problemas a equacionar e deve-se evitar pensar em tudo isto após o facto consumado, ou seja os porquinhos já estarem na mesma gaiola, pois a partir de um mês de vida os machos já podem engravidar as fêmeas com o grave risco para a saúde destas que daí advém.
Os animais com que vai fazer a criação devem ser absolutamente saudáveis, comerem bem e estarem em idade própria. Devem ser escolhidos de forma a que o resultado final fique dentro do pretendido, quer em termos de aspecto, como de origem. Senão, fica aberta a porta a coincidências que podem dar estranhos resultados, onde o