por5
Predicativo do Sujeito - é a função sintática desempenhada pela palavra ou expressão que se junta aos verbos copulativos ou de significação indefinida. Exemplo: O Paulo parece triste.
Predicado Verbal- É constituído por um verbo de que por si só pode constituir predicado seguido ou não de complemento. Exemplos: O aluno estuda. A Maria leu o livro. O João telefonou à namorada.
É constituído por um verbo significativo, que podem ser: Intransitivos: São aqueles que possuem sentido completo, não carecendo, por isso, de qualquer complemento. Exemplo: O meu sobrinho nasceu.
Transitivos: São aqueles que se revelam insuficientes para exprimir integralmente a ação, precisando, portanto, de ser completados. Exemplo:
Tirei a casca.
Esse complemento pode ligar-se diretamente ao verbo (complemento direto) ou por intermédio de uma preposição (complemento indireto). Em alguns casos o verbo exige os dois tipos.
Os rapazes jogam futebol. (CD - "futebol")
O presidente falou ao país. (CI - "ao país")
A Maria escreveu uma carta à tia. (CD - "uma carta", CI - "à tia")
Complemento Direto - É a palavra ou palavras que designam o objeto sobre o qual recai diretamente a ação significada pelo verbo.
Complemento Indireto - É a palavra ou expressão que designa a pessoa ou coisa sobre a qual indiretamente recai a ação expressa pelo verbo.