POR UMA VIDA MAIS DOCE E SAUD VEL
Por Bruna Santos
Caroline Giampietro
Marina Fidale
Renata Alencar
Thaís Sato
O ser humano sempre foi conhecido por manter suas vaidades, sempre se preocupando em manter uma boa aparência e uma ótima postura. Recentemente, devido às estatísticas apresentarem altos índices de obesidade na população mundial, uma grande parte da população passou a se preocupar não só com a aparência, mas também com a sua saúde.
Com isso, muitas academias aumentaram seu número de frequentadores, os produtos lights começaram a fazer sucesso e muitas pessoas, principalmente homens, se dedicaram ao fisiculturismo em busca do corpo perfeito e da vida saudável.
Mesmo com todos os benefícios que uma dieta saudável possa oferecer e a forma física que se pode assumir nem sempre manter a dieta e a disciplina é uma missão fácil. Com o estilo de vida que levamos e a rapidez que precisamos fazer as coisas nem sempre temos tempo de nos alimentarmos bem e na maioria das vezes os fast-food’s se tornam uma opção mais viável do que a boa alimentação.
Sabemos que precisamos consumir algumas calorias durante o dia e uma delas envolve o açúcar, que se transforma em energia para nosso corpo, e em contra partida se converte em gordura, o que é péssimo para o organismo!
Ultimamente encontra-se um público voltado à mudanças de hábitos, a fim da busca por uma vida saudável, só que muitas vezes isso acarreta uma renuncia de determinados alimentos, como doces. A ideia é usar alimentos funcionais, substituindo o açúcar, por exemplo, que pode desencadear inúmeras disfunções no organismo.
Aliado a isso, temos o chocolate que segundo estudos contribui para a redução do risco de doenças cardíacas, além da sensibilidade a insulina, que reduz o risco de diabete tipo II e impede a obstrução dos vasos. Todavia, esses benefícios são provenientes da mistura do cacau, o que na maioria dos chocolates possuem um percentual muito baixo comparado aos outros componentes ricos em carboidratos