PLANO DE AULA Evolu o PDF
PLANO DE AULA Nº 04
GUARAPUAVA
2015
BIANCA KATRUCH VOLKEN
CAMILA GUMIEIRO
PLANO DE AULA Nº 04
Trabalho apresentado à disciplina Praticas
Pedagógicas II, ministrada pelo professora
Vanessa Falchetti no Curso Ciências
Biológicas, na Faculdade Guairacá.
GUARAPUAVA
2015
PLANO DE AULA Nº 04
ALUNO MESTRE: BIANCA KATRUCH VOLKEN e CAMILA GUIMIEIRO
ESTABELECIMENTO:
NÍVEL: MEDIO
SÉRIE: 1
DATA: 15/04/15
TURMA: A
Nº DE ALUNOS: 20
HORA:10:00
LOCAL: COLEGIO TUPY
PINHEIRO
1.0 Conteúdo Estruturante: Biodiversidade
1.0 1.1 Conteúdo Básico: Teorias das evoluções das espécies.
1.2 Conteúdo Específico: Historia evolutiva, modificação, origem das espécies.
2.0 OBJETIVOS:
- Levantar as diferentes hipóteses com os alunos, sobre a questão de adaptação animal.
- Aplicando as leis da evolução, camuflagem, características transmitidas.
- Buscando recolocar as ideias dos alunos de acordo com a teoria de Lamark e a teoria de
Charles Darwin.
3.0 JUSTIFICATIVA:
Evolução biológica é a adaptação das espécies a meios em contínua mudança. Nem sempre a adaptação implica aperfeiçoamento. Muitas vezes, leva a uma simplificação, o estudo da evolução e importante para que os alunos entendam o papel da transformação dos seres vivos .
5.0 DESENVOLVIMENTO DA AULA:
5.1 Problematização Inicial:
No início da aula começo com perguntas aos alunos sobre o que é evolução/seleção natural, baseado em suas respostas e comentários, início a aula com uma introdução do conteúdo.
Mostrando aos alunos a verdadeira relação doo animais com o ambiente que vivem, e que todos devem estar em relações harmônicas
5.2 Organização do Conhecimento:
A ação da seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição. Atuando permanentemente sobre todas as populações. Mesmo em ambientes estáveis e constantes, a seleção natural age de modo estabilizador, está presente, eliminando os fenótipos