POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO
PROJETO INTEGRADOR
POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO
A violência estrutural e a perversidade sistêmica
DIREITO FILOSOFIA DO DIREITO
PROJETO INTEGRADOR
POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO
A violência estrutural e a perversidade sistêmica
QUESTÃO 1
A VIOLENCIA ESTRUTURAL E A PERVERSIDADE SISTEMICA
A é um assunto em pauta na atualidade, mas neste contexto pouco se fala a respeito da violência estrutura, a da formação dos sistemas, onde resulta de manifestações conjuntas, pois se conclui o tempo em que a perversidade era manifestada de forma isolada, passando para um tipo instalado em todo um sistema, consagrando o fim da ética e o fim da política.
1. O dinheiro em estado puro
A vida individual é guiada pelo dinheiro em estado puro, originário da globalização, não importando a forma como o mesmo é obtido, originando medo nas pessoas, fazendo com que algumas acumulem dinheiro e outras, neste caso a maioria, acumulem dividas, onde o resultado objetivo é sempre a busca de mais dinheiro, pouco se importando o método pelo qual o mesmo será alcançado.
2. A competitividade em estado puro
A globalização e a necessidade de adquirir capital obrigam-se também uma regra de convivência entre as pessoas. Esta necessidade de competição é largamente difundida e aceita, onde a desobediência a alguma regra sempre leva a perder posições, ou seja, capital, podendo ate mesmo desaparecer do sistema econômico. Neste cenário, concorrer e competir é extremamente necessário, mas concorrer apenas não basta, pois esse é um método sadio de aprimoramento das técnicas de sobrevivência mutua, para o crescimento de ambas as partes, neste contexto competir se torna um jogo onde tudo é possível, em uma sociedade que sempre se sobressai o melhor, neste caso o mais perverso, pois o “jogo limpo” acaba por excluir o concorrente, vencendo sempre o competidor, que infringe as regras se sobrepondo aos demais.
3.