estruturas admistrativas
A teoria dos Sistemas Organizacionais descreve como uma pessoa pode se organizar para exercer suas atividades. Identificam-se tipos de estruturas organizacionais:Linear, Linear Staff, Funcional, Projetizada, Colegiado e Matricial.
A seguir apresentamos um resumo das principais características (em relação a projetos) das categorias deste espectro de estruturas organizacionais.
Estrutura Organizacional Linear
Comum em empresas pequenas, onde não há diversificação do trabalho. Pouca especialização e trabalhos menos complexos. Ela é baseada na estrutura dos antigos, tem total autoridade do chefe. Todos os órgão são estruturados sob uma única linha de subordinação, onde há centralização das decisões. Tem como vantagens autoridade única, ela é indicada para pequenas empresas, são mais simples e econômicas, clara delimitação de responsabilidade e autoridade, mas tem como desvantagens sobrecarregar as direção e as chefias, comando único e direto com menor cooperação das pessoas, tem tendência burocratizante.
Estrutura Organizacional Linear Staff
É o modelo de estrutura em que as unidades diretivas contam com uma unidade especial, o staff deve ser independente em uma situação com liberdade de opinião. A estrutura linear Staff tem como princípios básicos assessorar e fazer recomendações ao pessoal de linha, mas não o direito de comandar, a linha tem que ouvir as recomendações do staff, mesmo que não as aceite. Esse tipo de estrutura tem como vantagens agregar conhecimento novo e especializado a organização, facilita a utilização de especialistas, e tem como desvantagens que os membros dos órgãos staff não aceitam com facilidade as limitações dos cargos que lhes são pertinentes e tendem a exercer atividades próprias dos órgãos de linha.
Estruturas Organizacionais Funcionais
Estrutura funcional é aquela que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subalternos exerçam mais de uma função, ficando sob o mando de