Por Uma Nova Globalização
Por uma Outra Globalização - Resenha SANTOS, Milton
Matheus Hipólito
9º Ano, Ensino Fundamental II
Ismael Caspar, Professor Graduado em Geografia
Tema Principal: Realidade Socioeconômica Brasileira
São Paulo, 2014
Sumário
Apresentação
Caríssimo Leitor,
Nesta resenha, iremos ver o trabalho de um geógrafo, este que era um crítico ferrenho -, por assim dizer -, do fenômeno que hoje chamamos de: Globalização. Veremos os dois lados da Globalização, que ao mesmo tempo em que abre portas por meio da tecnologia, apresenta a imposição de cultura e\ou economia entre os povos. Acompanhe maiores informações ao decorrer da leitura.
“A informação atual tem dois rostos, um pelo qual ela busca instruir e outro, pelo qual ela busca convencer.”
Boa leitura!
Por uma outra Globalização: Do Pensamento Único à Consciência Universal
O livro de Milton Santos, explica, de uma forma realista não só os pontos positivos da Globalização, posto que aborde também o lado sujo, de uma forma perversa. O livro não é apenas um apanhado de estudos, é como dito anteriormente, uma forma sincera de falar um pouco sobre a Globalização.
Dando ênfase á, então, ás partes iniciais do livro.
Ás partes iniciais, falam como:
Como uma Fábula;
Como Perversidade;
E como realmente deveria ser.
Globalização Como uma Fábula
A globalização como fábula é imposta principalmente pelos meios de comunicação a todos que procura enfatizar o planeta em que vivemos como um amplo espaço e que podemos sim explorá-lo com o consumo. Em outras palavras, a Globalização. Como projeto, á Globalização é para “Inglês Ver”, porque, ela foi “projetada” com a intenção de abrir as portas dos mercados e dar azas ao Capitalismo, que nos consome dia, após dia. Dinheiro físico já não existe hoje o dinheiro é apenas uma informação que pode ser