Resumo do filme amelie poulain
“O fabuloso destino Amélie Poulain”
O filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain” apresenta, dentre seus temas mais importantes, a importância dos conceitos e julgamentos cristalizados que o ser humano tem em sua mente. No longa-metragem, percebe-se que os diferentes personagens possuem visões de mundo fixas, vivem presos em seus paradigmas, levam suas vidas de modo previsível, repetitivo. Amélie é o agente que, por meio de suas intervenções quase que mágicas, muda pouco a pouco os conceitos e rótulos que os personagens até então levavam. Além disso, a própria protagonista transforma a sua visão de mundo construída desde infância pelos acontecimentos que fizeram parte de sua vida: o seu problema cardíaco inventado pelo pai, a perda precoce da mãe, as poucas amizades. A própria protagonista se molda conforme vai atuando na vida dos outros, permitindo-se no final ser feliz, buscar a felicidade que ela própria muitas vezes proporcionou de forma anônima aos outros.
Nesse sentido, é cabível uma reflexão sobre a própria existência do ser humano. Muitas vezes, os paradigmas que são carregados por cada indivíduo são fortes o suficiente para fazê-los progredir, para estagnar todo o potencial que está escondido ou mesmo parar uma ação. São verdadeiros estigmas que podem determinar o curso de uma vida. Uma propriedade importante desses conceitos é a capacidade de serem arraigados de tal forma na linha de pensamento do indivíduo que este se apega a eles, fazendo deles sua lei, seu apoio para o seu modo de agir e de pensar. Entretanto, como bem demonstrado no filme, esses estereótipos podem ser a ruína de uma vida.
Além de possuírem o poder de mudar o indivíduo em si, os conceitos cristalizados pelo indivíduo possuem um poder muito maior: o de mudar o estilo de vida dos que convivem à sua volta. O ser humano, como ser social, não é uma ilha isolada em si. Ao interagir com outros de sua espécie, traz à tona suas