Por uma geografia
Departamento de Geografia - DG
V Semestre do Curso de Licenciatura Plena em Geografia - Matutino
Disciplina: História do Pensamento Geográfico Professora: Suzane Tosta Discente: Taís Pires e Jacson Leite
Avaliação III Unidade
1- Qual a proposta da Geografia Cultural ( bases teóricas, principais métodos, categorias privilegiadas etc )
A Geografia Cultural surge com o desenvolvimento da Geografia Humana isso é no final do Século XX tendo como método o positivismo, essa Geografia destacava os aspectos materiais das culturas, vestuários, técnicas, habitat etc. Assim a Geografia Cultural tinha como objetivo principal analise dos modos de existência dos grupos humanos e as marcas que a cultura imprime na paisagem.
No entanto entre a década de 50 – 70 a geografia cultural entra em declínio pois falar das culturas sem tratar das representações, das crenças dos valores era inaceitável. Para que a Geografia cultural se reerguesse era necessário algumas mudanças, essas mudanças estavam vinculadas a novas formas de afirmação da diversidade dos grupos e a reflexão epistemológica, incluindo a consciência das inconsistências dos princípios positivistas. Assim a única maneira da geografia leva em consideração os novos preceitos epistemológicos é adotar uma abordagem cultural.
Na Geografia cultural o ambiente é concebido como uma categoria social e não pode ser concebida se não no quadro de signos do qual se faz portador e do sentido do qual ele é investido. Assim a Geografia cultural mostra, portanto, que os grupos humanos participam de um duplo sistema de distancias : as do espaço físico que as técnicas permitem controlar mais ou menos bem; as dos espaços psicológicos, que cavam fossos entre os sistemas culturais ou os preenchem, independente das distancias físicas. Nesse sentido a abordagem cultural está centrada sobre as mediações ideais que permitem aos indivíduos se comunicarem entre eles, tendo –as