“Por que razão o nível de vida em portugal é superior ao crescimento do pib?”
Quanto ao nível de vida, a capital portuguesa tem conseguido manter um nível de vida bastante satisfatório, estando na 41ª posição equiparando-se a cidades como Madrid e Nova Iorque devido a vários factores como a estabilidade política, bons serviços bancários, liberdade de expressão sem entraves, serviços de saúde adequados e bens de consumo à mão de semear.
O Estado consome quase metade da riqueza nacional. Ao longo dos últimos 30 anos, a despesa pública face ao produto interno bruto (PIB) aumentou 14,4 pontos percentuais, de 33,5% em 1980 para 47,9% em 2010, o que representa um crescimento de 30,06%.
O aumento do peso da despesa pública face ao PIB explica-se pelo facto de o Estado ter passado a assumir uma série de despesas que resultam da prestação de serviços à população, como é o caso da educação, da Segurança Social ou do Serviço Nacional de Saúde. O aumento das responsabilidades do Estado nos últimos anos, nomeadamente no que diz respeito a apoios sociais, é o principal motivo de crescimento do peso do Estado. Este aumento deveu-se também à ampliação do número de organismos. Portugal assistiu, nas últimas duas décadas, ao aparecimento de centenas ou até milhares de novos organismos - fundações, associações, empresas -, que se alimentam do Estado e que agravaram, e muito, o peso da despesa pública no PIB.
Sendo assim, grande parte do PIB Português tem sido empregado na tentativa de