Por que ler poesia do século XIX?
Ler é como sua formação, em seguida acontece a especialização, onde você "cursa" o hábito da leitura, até se tornar doutor da poesia.
A poesia do século XIX, em sua abrangência, oferece muitos pontos positivos quando lida em nossa atualidade. Além de ter um papel fundamental para o auxílio de nosso enriquecimento de vocabulário, ela nos traz a visão social, sentimental, e a visão do "eu", da época.
Este período é marcado pelo começo da ocupação dos sentimentos no lugar da razão, os sentimentos estavam se tornando instrumentos de análise do mundo.
Existia um grande desejo por liberdade, e esta ânsia de libertação alcançou níveis sociais com o artista romântico sendo porta-voz dos oprimidos e usando seu talento para protestar contra as injustiças sociais.
Surge então um importante marco de nossa história que deve receber sua devida importância. A poesia deixa de se um lamento murmurado em voz baixa e passa a ser um grito de protesto político e reinvidicação social.
A leitura de obras dessa época nos faz compreender melhor como tudo isso ocorreu, e de que maneira foi expressado os sentimentos relacionados.
Enriqueceu-se a poesia neste período, marcou-se o verdadeiro nascimento da nossa literatura.
É comum deduzirmos através da leitura dessas obras que esses poetas escreviam para o futuro, pois suas obras são atemporais.
Foi um dos melhores (senão o melhor) séculos de inspirações, criações e genialidades.
Imenso amor?
Imenso amor, paixão, violenta acrescentando que talvez a definição já não coubesse bem ao atual sentimento da pessoa. Agora era uma adoração quieta e calada...
Machado de Assis
Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.
Machado de Assis
Sonharás uns amores de romance, quase impossíveis.
Digo-lhe que faz mal, que é melhor contentar-se com a realidade; se ela não é brilhante como os sonhos,