Estudante
Seu mandato teve momentos importantes, como o funcionamento do Código Napoleônico( influência nas leis de outros países). Com as guerras napoleônicas, Napoleão conseguiu estabelecer uma superioridade da frança sobre os outros países da Europa. Ele mandou abolir o feudalismo e colocar em prática as leis baseadas em seu código civil.O código napoleônico( uma de suas grandes realizações) garantiu o direito de propriedade, proibiu a organização de sindicatos de trabalhadores, assegurou a igualdade de todos perante a lei, porém restabeleceu a escravidão nas colônias francesas.
Logo após formar o primeiro cônsul da França, Napoleão se aproximou novamente da igreja católica, cuja relações haviam sido rompidas desde o período do Terror, ele também incentivou a industrialização e gerou uma grande quantidade de empregos ao iniciar um programa de obras públicas.
Em 1804 um plebiscito aprovou o fim do Consulado e a transformação da frança em Império, sendo assim o fim da Primeira República e Napoleão era proclamado imperador. Com o pensamento de transformar a França em um grande Império, marchou em toda a Europa anexando quase todo os países do continente europeu. E com vitórias militares, estabilização econômica e garantias aos camponeses, Napoleão ganhava apoio popular, porém os países absolutistas consideravam-no um revolucionário ameaçador. Do lado deles-países absolutistas- estava a Inglaterra( que não queria saber de potências rivais), haveria guerra novamente. Nesse processo a Itália, Bélgica, Holanda , Espanha e Portugal até 1812 iriam cair sobre o poder do Império Napoleônico.
Sabendo que a principal rival da França era a Inglaterra, que ainda não tinha sido