Por que fazer um blog?
Por que fazer um blog?
O requisito mais importante para se fazer um blog, na minha opinião, é gostar de escrever. Um blog é uma ferramenta para se contar histórias ou passar informações basicamente em texto, com ou sem o auxílio de imagens, podendo também interagir com outras pessoas através dos comentários do blog.
Há ferramentas especificas para cada tamanho de texto que se quer postar. Para quem gosta de dar pequenos recados, o Twitter é a mais popular plataforma de microblogs até agora. Para quem prefere escrever pouco mais, melhor usar o Wordpress ou o Blogger, por exemplo.
Há ainda um outro tipo de blog, o “flog”, que serve para compartilhar fotos – em geral uma por dia – mas sempre com algum textinho, alguma legenda. O Tumblr e o Fotolog são algumas das ferramentas ideais para isso. No entanto, há na internet muitos blogs que são apenas repositórios de fotos sem legenda. Para estes, eu acredito que seria mais apropriado usar outras tecnologias, como Flickr ou Picasa, porque nelas você pode postar mais fotos ao mesmo tempo e tem mais recursos específicos para compartilhar fotos, tendo inclusive melhor visualização em álbuns, exposição de slides etc.
Além do tamanho dos textos, os blogs diferenciam-se uns dos outros pelos temas de que tratam. Uns falam sobre o cotidiano de seus autores, outros sobre política ou qualquer tema de interesse do autor. Alguns servem para mostrar curiosidades, outros para contar causos ou piadas. Na nossa Rede de Projetos, há muitos blogs sobre as escolas. Alguns contam a história da escola, muitos servem de ponte para o diálogo entre professores, alunos e pais.
Independente do tipo de blog que se escolha fazer, há algumas coisas importantes para lembrar. É bom ter claro o que você quer escrever e para quem. As pessoas podem interagir com você através de comentários: esteja aberto para lidar com críticas, elogios e sugestões, pode ser muito