Por que avaliar o desempenho
Marcio a.
30 de novembro de 2008 Partindo-se do princípio de que o desempenho reflete-se no sucesso da própria organização, este deve ser um dos fatores a serem mensurados. Sem avaliação não há controle, com ela podemos monitorar a performance dos gestores e estimular a congruência de objetivos.
A Avaliação de Desempenho quando elaborada de forma sistemática e científica ajudará a identificar causas do desempenho deficiente, possibilitando estabelecer uma perspectiva de desenvolvimento com a participação ativa do funcionário e, talvez o mais importante, fornecer indicadores e critérios objetivos para cada colaborador buscar a maximização de seu desempenho profissional.
Uma empresa ou instituição organizada para fundamentar aumentos salariais, transferências, demissões e promoções não pode se basear apenas no subjetivismo de alguns “gerentes” é necessário saber como as pessoas desempenham suas atividades para tomadas desta e de outras decisões. Além disso, o ocupante do cargo precisa receber retroação a respeito de seu desempenho com relação aos objetivos e metas organizacionais.
Segundo CHIAVENATO, no livro Gestão de Pessoas, “as principais razões pelas quais as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho de seus funcionários são:
1. A avaliação do desempenho proporciona um julgamento sistemático para fundamentar aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes demissões de funcionários.
2. Através dela pode-se comunicar aos funcionários como eles estão indo no seu trabalho, sugerindo quais necessidades de mudança no comportamento, nas atitudes, habilidades ou conhecimentos.
3. A avaliação permite que os subordinados conheçam aquilo que o chefe pensa a seu respeito. Ela é amplamente utilizada pelos gerentes como base para conduzir e aconselhar os subordinados a respeito de seu desempenho.”
Uma das principais razões da avaliação é o feedback sobre a qualidade, o que pode melhorar o desempenho. Quando