QUESTÕES ESTUDO DE CASO: Como avaliar o desempenho de Cecilia
Podemos dizer que a avaliação faz parte de nossa rotina, pois avaliamos as pessoas socialmente conforme nossos conhecimentos cognitivos e externamos o nosso veredicto segundo nosso julgamento que é baseado em valores e crenças que fazem parte de nossa cultura e conhecimento.
Na situação corporativa essa avaliação se dá de maneira diferenciada, pois precisamos de referências concretas e padronizadas que nos permitam fazer comparações, para que possamos traçar os gráficos de desempenho específicos a cada colaborador.
No caso em estudo em que as capacidades citadas são totalmente diferenciadas se faz necessário a utilização de um método que atenda essas especificidades.
2. Como dispor de um método de avaliação, ao mesmo tempo, efetivo, democrático e que respeite a diversidade entre os servidores?
Dos métodos apresentados cuidamos para classificarmos um que permitisse respeitarmos a individualidade de cada colaborador, que estes tivessem a oportunidade de manifestar-se e serem ouvidos. Dando a “Francisco” a alternativa de fazer uso de imparcialidade respeitando as deficiências e limitações de Cecilia.
Optou-se, portanto pelo método de “Pesquisa de campo”, pois esse método permite avaliação objetiva e criteriosa além de possibilitar o conhecimento das competências e grau de comprometimento de cada componente da equipe, criando ainda oportunidade de reforçar sua responsabilidade e importância na equipe.
3. Como gerar inclusão de servidores com deficiência e promover o alto desempenho dos servidores?
É realmente uma barreira a ser transposta, pois somos herdeiros de uma cultura carregada de preconceitos, e isso só se muda a médio ou longo prazo.
A primeira exigência será cuidar das adaptações e adequações dos espaços físicos que propiciam a locomoção e movimentação desse deficiente de maneira satisfatória e