Por que abrir capital?
O IPO (Initial Public Offering) ou Abertura de Capital é uma decisão estratégica fundamental para o crescimento ou até mesmo reestruturação financeira de uma empresa, uma vez que altera a estrutura e o funcionamento da organização através da tomada de decisão do gestor que passa a ser obrigado a prestar contas a todos seus acionistas. Esta decisão deve superar a necessidade de busca de recursos e apontar para o crescimento estratégico, já que aumenta a visibilidade, possibilitando eventuais fusões ou até mesmo encorporações tornando assim a empresa mais competitiva. Moreira cita:
"O autofinanciamento é uma forma primitiva e limitada de investimento, uma vez que o agente econômico, por óbvio, só pode investir aquilo que poupar. A segunda forma de promover o investimento é mediante a atuação do Estado. Nessa hipótese, geralmente, há alguma forma de coerção ou incentivo, seja na captação, seja na aplicação. Esse método tem o inconveniente de sofrer intervenção política, fazendo com que nem sempre a alternativa eleita seja a mais produtiva. A terceira forma de alocação de recursos para as atividades produtivas é por intermédio do mercado financeiro e de capitais, que ganha cada vez mais importância à medida que as economias se tornam mais sofisticadas. (MOREIRA, 2007, p. 19-20)."
Evolução de abertura versus fechamento de capital
A Abertura de Capital de uma empresa tem que gerar mais benefícios do que custos, pois o peso de se cumprir as exigências legais serem bem elevados, sendo assim a justificativa de Fechamento de Capital ou cancelamento de registro na CVM, quando a empresa não tem perspectivas de se beneficiar das vantagens de ser empresa de capital aberto, possuindo ações ilíquidas e com baixo percentual de ações em circulação. O fechamento de Capital pode ser justificado por lançamentos mal preparados, processo de falência, promoção de atos ilícitos...nada melhor para entender o fechamento do que verificação das razões de sua abertura que são