Porque Abrir o Capital
PORQUE ABRIR O CAPITAL?
Ademir da Silva Bueno
Cristiane Aparecida Scalzone Machado
Heber Isnard Val Magalhães
Curso de Gestão Financeira
Polo de Araraquara
Orientador: Carlos Eduardo Cervilieri
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade analisar as motivações que levam uma empresa a abrir o capital assim como identificar as circunstâncias no qual o procedimento é mais recomendado.
Utilizando literatura sobre o assunto procurou-se entender os benefícios e riscos da operação.
Uma grande injeção de capital é capaz de dar musculatura para novos investimentos e mesmo possibilitar a entrada em novos mercados, mas pulveriza o poder decisório, implica em custos e mudanças culturais e torna a empresa vulnerável ao escrutínio público. Os resultados mostram que a liquidez do patrimônio e a captação de recursos à taxas reduzidas são as principais finalidades da abertura de capital das empresas no Brasil apesar de nem sempre ser essa a ferramenta mais adequada. A concepção de que a abertura de capital seria um estágio natural do desenvolvimento de um negócio mostra-se falsa. Mesmo empresas de capital aberto podem optar por fechá-lo.
Palavras-chave: Abertura de Capital, Liquidez, Captação
]INTRODUÇÃO
2
A negociação de ações em Bolsa é parte crucial do sistema capitalista hoje vigente.
Por ela passa uma grande parte do capital disponível na sociedade que é investido pelos poupadores na expectativa de vê-lo ser multiplicado. Foram desvalorizações nas ações que ocasionaram crises econômicas globais com terríveis consequências sociais. Abertura de capital bem feitas, por outro lado, criaram bilionários e possibilitaram o crescimento de mercados inteiros.
Para abrir o capital uma empresa precisa atender uma série de exigências: Custos elevados, burocracia
complexa,
auditorias
criteriosas,
transparência
obrigatória
e
profissionalização da direção. Incorre também em certas desvantagens: total exposição,