Por FI
INTRODUÇÃO
Esse ATPS visa estudar as forças presentes no movimento de um elevador. A situação problema apresenta uma empresa construtora de obras em engenharia civil pretende construir um edifício residencial com cinco andares. No projeto, a empresa prevê a instalação de um elevador para o transporte de pessoas. Onde caberá aos alunos calcular as forças e contas necessárias para que se possa colocar o elevador em funcionamento.
1. ETAPA 1
1.1. Passo 2
O sistema que compõe, e um conjunto de várias partes, que agem em harmonia e perfeito equilíbrio para que possa ser executado com total segurança o movimento vertical para cima e para baixo. Abaixo segue os principais componentes do mecanismo e a função de cada um dentro do conjunto.
Motor: chamado de força reguladora ele e o responsável, pelo movimento que o elevador deve exercer tanto para cima quanto para baixo.
Contra peso: na maioria dos casos seu peso e de 40% do peso total da cabine incluindo sua capacidade máxima carga, e como seu próprio nome diz serve como um compensador que tem como função única ajudar a manter a instabilidade da cabine do elevador.
Freios de Emergência: E o sistema responsável por realizar a frenagem instante a ou progressiva da cabine se caso esta ultrapassa o limite de velocidade preestabelecido, no sistema operacional do elevador, se encontra fixado na cabine sendo acionado por um conjunto mecânico que e acionado no exato momento em que esse limite preestabelecido e ultrapassado.
Cabos de aço: geralmente e um conjunto de três cabos de aço que interligam cabine, motor, e contra peso, se caso um dos três cabos de aço se rompa os outros dois remanescentes são capazes de suportar a preção exercida pelo peso da cabine e do contra peso.
Esses são os principais componentes de um elevador que muitos poucos sabem mas o sistema do elevador e o mesmo a mais de 150 anos.
1.2. Passo