Populações naturais
Módulo 82
Introdução
* O estudo da dinâmica das populações naturais é importante na ecologia para que possamos compreender o que ocorre nos ecossistemas em equilíbrio. * Para avaliar o desenvolvimento de uma população, é preciso conhecer certos atributos que lhe são característicos: densidade, taxas de natalidade e mortalidade e taxas imigração e emigração.
Aspectos de uma População * Natalidade * Imigração * Mortalidade * Emigração
Esquema
Fatores Limitantes do crescimento populacional * Na natureza observa-se normalmente que o número de componentes de uma determinada população mantém-se mais ou menos constantes. Acontece que conforme veremos mais adiante, as populações apresentam capacidade de aumentar numericamente, desde que as condições ambientais sejam favoráveis: * Predatismo * Parasitismo * Competição
Predatismo
* O predatismo compreende a interação ecológica que se estabelece entre uma espécie predadora e outra espécie denominada presa.
Parasitismo
* O Parasitismo consiste na interação ecológica entre uma espécie denominada parasita e outra espécie denominada hospedeiro. Entende-se por parasita o indivíduo que se aloja em outro, externamente ou internamente causando-lhe lesões, deformações, intoxicações e eventualmente a morte.
Diferenças estre parasitas e predadores * Os parasitas são geralmente bastante específicos em relação a seus hospedeiros: um parasita normalmente ataca uma ou duas espécies apenas. * O predadores, ao contrário, geralmente utilizam várias espécies de presas como alimento. * Além disso, enquanto as presas constituem para seus predadores apenas fonte de alimento, os hospedeiros em geral são, para os parasitas, fonte de alimento e hábitat.
Competição
* A competição compreende a interação ecológica em que indivíduos da mesma espécie ou indivíduos de espécies diferentes disputam alguma coisa, como por exemplo, alimento, território.