Populacao como se movimenta e comunica
É habitual afirmar que a cidade atrai população devido às condições de vida que oferece.
Saturação das infra-estruturas
Muitos dos problemas decorrem do próprio crescimento das cidades.
A saturação das diferentes infra-estruturas, das redes de transporte, dos serviços públicos, etc., que começam a ficar sem capacidade de resposta às necessidades da população Estes problemas geram outros: Perda de tempo devido às esperas nas filas de trânsito e de outros serviços Maiores consumos de energia Aumento das despesas dos cidadãos Problemas de saúde (nervosismo e stress)
Produtividade profissional, vida familiar, educação dos jovens de forma negativa
A ausência de planeamento ou o planeamento desadequado Falta de qualidade de vida Criam situações de insatisfação na população, tanto do ponto de vista funcional como paisagístico e psicológico, uma vez que os locais onde vivemos e trabalhamos influenciam a forma como nos sentimos, pensamos e agimos.
Soluções:
Construção de novos parques de estacionamento;
Construção de estradas;
Aumentar a eficácia dos transportes públicos.
Degradação da paisagem urbana
O arrendamento dos prédios nas áreas mais antigas da cidade Sua degradação pois não é garantido rendimento suficiente para que procedam à sua recuperação.
Incapacidade das autarquias para gerir a situação dos edifícios desabitados leva ao seu envelhecimento e degradação tornando-se um perigo real de derrocada e incêndio.
Colocar marquises e equipamentos para os quais os edifícios não estavam preparados fazem surgir uma paisagem urbana desfigurada e pouco atractiva.
Intrusão de edifícios novos sem qualquer enquadramento arquitectónico, relativamente aos edifícios já existentes.
Soluções:
Intensa reabilitação urbana;
Restaurar as áreas urbanas mais degradadas.
Envelhecimento demográfico
Na cidade Os mais idosos
Novas gerações Adquirem habitações, geralmente nas