POPS 2010
Limpeza e Desinfecção
Emitido por Marcela Ferreira Torres
Conferido por
Aprovado por
Nº de páginas
Data da implementação
01 – OBJETIVO
Definir a periodicidade e procedimentos para a limpeza dos diferentes setores da farmácia.
02 – REFERÊNCIAS
2.1 – Limpeza e Sanitização
Os procedimentos ou instruções operacionais de limpeza e desinfecção das áreas, instalações, equipamentos e materiais devem estar disponíveis e de fácil acesso ao pessoal responsável e operacional.
03 – ÁREAS ENVOLVIDAS / RESPONSABILIDADE
Caixas;
Balconistas;
Farmacêutico Responsável.
04 – PROGRAMAÇÃO
4.1 – ÁREA DE ATENDIMENTO
4.1.1 – PROGRAMAÇÃO DIÁRIA Limpeza dos pisos com pano úmido (detergente neutro + Hipoclorito de Sódio a 2%). Limpeza dos balcões, vidros e espelhos com álcool; A troca dos cestos de lixo deverá ser feita duas vezes ao dia (ou mais vezes em caráter excepcional). Verificar os tetos e na presença de sujeira ou teia de aranhas, promover a limpeza;
4.1.2 – SEMANALMENTE Lavagem completa com água e detergente neutro de todos os pisos; (Vedar os ralos e sanitizar os pisos com solução de Hipoclorito de Sódio 2%) Limpeza de todas as portas, divisórias e paredes com água e detergente neutro.
4.2 – ÁREA DE ALMOXARIFADO, ADMINISTRAÇÃO E ÁREAS AFINS
4.2.1 – PROGRAMAÇÃO DIÁRIA Limpeza dos pisos com pano úmido (detergente neutro + Hipoclorito de Sódio 2%), antes da abertura da farmácia; A troca dos cestos de lixo deverá ser feita duas vezes ao dia (ou mais vezes de caráter excepcional); Verificar os tetos e na presença de teias de aranha ou sujeiras, remove-las.
4.2.2 – SEMANALMENTE Lavagem completa com água e detergente neutro de todos os pisos. (Vedar os ralos e sanitizar os pisos com solução de Hipoclorito de Sódio a 2%); Limpeza das janelas com detergente neutro.
4.2.3 – MENSALMENTE Lavagem de todas as portas, divisórias e paredes com água, detergente neutro e Hipoclorito a 2% Observar que a lavagem das paredes