Logistica Reserva
GREYSIANE GONÇALVES
MARÍLIA MARTINS
MARNA REZENDE
GESTÃO DE ESTOQUE
LOGÍSTICA REVERSA
MANAUS – AM
2015
GREYSIANE GONÇALVES
MARÍLIA MARTINS
MARNA REZENDE
GESTÃO DE ESTOQUE
LOGÍSTICA REVERSA
ORIENTADOR: PROF(A). KLEMILSON
MANAUS – AM
2015
INTRODUÇÃO
A vida de um produto, do ponto de vista logístico, não termina com sua entrega ao cliente. Produtos se tornam obsoletos, danificados, ou não funcionam e devem retornar ao seu ponto de origem para serem adequadamente descartados, reparados ou reaproveitados. Outra questão refere-se a produtos adquiridos pela internet, em que o consumidor tem o direito de arrepender-se da compra em até sete dias a contar da data de recebimento do produto. Temos também o caso de retorno de embalagens, em que acontece basicamente em função da sua reutilização - fator econômico ou devido a restrições legais - fator ambiental.
1. CONCEITO LOGÍSTICA REVERSA.
Nos últimos anos, a Logística Empresarial vem sofrendo uma constante evolução, e muitas vezes responsável por enorme geração de vantagem competitiva as empresas. Apartir dos anos 90, com a constante preocupação sobre a utilização dos recursos naturais, assim como o acumulo de produtos industrializados nos grandes centros, grandes empresas passaram a ser a culpadas pela sociedade por este problema. As organizações passaram a ter uma nova preocupação.
Como seria possível encontrar a solução para esta situação sem gerar aumento de custos e despejas?
Como resposta surgiu o conceito de Logística Reversa.
Art. 3° para os efeitos desta lei entende – se por:
XII logística reversa é instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra