POP's
Procedimento Operacional Padrão
Código: POP
Título
BIOLISA Toxoplasmose IgM
DATA
19/11/2014
Páginas
1 de 6
1)PRINCÍPIO DO TESTE:
O Kit BIOLISA TOXOPLASMOSE IgM é um ensaio imunoenzimático em fase sólida baseado no princípio de imunocaptura para a detecção qualitativa de anticorpos IgM para Toxoplasma gondii em soro ou plasma humano.
Anticorpos IgM para Toxoplasma gondii presentes na amostra, se ligam aos anticorpos anti-IgM humano que revestem a microplaca, formando complexos imobilizados anti-IgM humanos - anticorpos IgM anti- Toxoplasma gondii. Após a incubação inicial, a microplaca é lavada para remover os materiais não ligados. O Conjugado ao Complexo imobilizado anti-IgM humana - anticorpos IgM anti-Toxoplasma gondii presentes. Após a segunda incubação, a microplaca é lavada. Após esta etapa, os Substratos A e B são adicionados e incubados, produzindo uma cor azul, que indica a quantidade de anticorpos IgM presentes nas amostras. A Solução de Parada é adicionada para interromper a reação havendo uma mudança de cor para amarelo, medida em um leitor de microplacas.
2)APLICAÇÃO CLÍNICA:
Toxoplasma gondii é o agente causador da toxoplasmose. É um protozoário intracelular obrigatório que tem sido encontrado em muitas espécies de aves, répteis e mamíferos. O agente pode ser transmitido através de transplante de órgãos, transfusão de sangue e de leucócitos, contato com fezes de gatos contaminados, e ingestão de carnes raras ou matérias-primas. Nos adultos, a infecção é geralmente benigna ou assintomática. No entanto, os casos sintomáticos, incluindo casos fatais ocorrem em pacientes imunossuprimidos que tem evidência clínica ou laboratorial de danos ao sistema nervoso central. Nas crianças, o risco de infecção fetal varia de acordo com o tempo de gravidez, quando a mãe é infectada. Em Infecções maternas que ocorrem durante o primeiro trimestre, a probabilidade da infecção passar para o feto é menor.