Resíduos sólidos
RESÍDUOS TÓXICOS
TERESINA (PI), 31 DE MAIO DE 2013.
RESÍDUOS TÓXICOS
Material de Descarte - Riscos a Saúde / Meio Ambiente
Resíduo Tóxico = "Lixo Tóxico" Ar - Água - Solo
Toxinas
CONCEITO: é o material descartado, geralmente na FORMA QUÍMICA (PRINCÍPIO ATIVO), que pode causar a morte ou danos à seres vivos. Normalmente são resíduos vindos da indústria ou comércio, das residências, da agricultura, áreas e instalações militares, dos hospitais, de fontes radioativas, bem como lavanderias e tinturarias.
RESÍDUOS TÓXICOS
A geração de resíduos tem vindo a aumentar, significativamente, tanto em quantidade como em diversidade nas últimas décadas em todo o mundo.
Explosão demográfica, do crescimento econômico e do aumento do poder de compra das famílias como, também, na produção (despropositada) de resíduos perigosos.
RESÍDUOS TÓXICOS
Classificação dos resíduos: QUANTO À ORIGEM Resíduos Resíduos Resíduos Resíduos Resíduos Resíduos de produção ou de consumo urbanos industriais agrícolas hospitalares de construção e demolição
QUANTO À PERICULOSIDADE
Resíduos inertes Resíduos perigosos (tóxicos, inflamáveis, corrosivos e radioativos).
RESÍDUOS TÓXICOS
Espécies de Contaminantes Perigosos: Organo-halogenados: evaporação e adsorção em argila/barro no seio do aterro. Liga-se por absorção ou troca iônica, não extravasando para o meio ambiente. Cianetos: conversão para ácido cianídrico volátil e formação de cianetos complexos (prétratamento).
RESÍDUOS TÓXICOS
Espécies de Contaminantes Perigosos: Metais pesados: resíduos galvânicos; cromo (cromato ou dicromato) – forma trivalente precipita com o H em pH neutro no aterro pela reação com a matéria orgânica; mercúrio (beterias e lâmpadas fluorescentes) – mobilizado como sulfato sob condições anaeróbias que é a condição dos aterros. Em argila é adsorvido ou ligado por troca iônica.
RESÍDUOS TÓXICOS
Espécies de Contaminantes Perigosos:
Ácidos: