Pop controle do mel
O mel natural é um produto açucarado fornecido pela abelha Apis mellifera L., Apidae. O produto é uma solução aquosa concentrada de açúcares, geralmente com predominância de frutose e glucose, e de pequenas quantidades de dextrinas, enzimas, ceras, óleos voláteis, ácidos orgânicos, éteres, substâncias gomosas, albuminoides e minerais.
Todas as informações deverão ser preenchidas na Ficha de Controle de Qualidade do Mel (001G), que se encontra em anexo a este documento, assinado, entregue ao responsável pelo setor e arquivado.
A seguir encontram-se as análises de controle de qualidade do mel da empresa GoldNutry ®.
CARACTERÍSTICAS EXTERNAS E ORGANOLÉPTICAS
Observar cor, odor e viscosidade.
O mel pode ser branco (provavelmente centrifugado), pardo (provavelmente de coníferas) ou com coloração intermediária de amarelo claro a amarelo esverdeado. O sabor, se mais ou menos doce, com ligeira sensação acre, é devido à presença de pequenas quantidades de ácidos fórmico e málico. O aroma, se agradável, é característico de mel normal.
CARACTERÍSTICAS MICROSCÓPICAS
Reconhecer grãos de pólen, de amido, órgãos de abelha, elementos, vegetais, cera e cristais de açúcar. Declarar componentes estranhos.
Para isto, aplicar 01 gota de mel com 01 gota de solução de glicerina iodada entre lâmina e lamínula. Observar em microscópio no aumento de 40X.
Figura 01. Possíveis componentes microscópicos do mel.
DETERMINAÇÃO DE DENSIDADE
Identificar densidade do mel, que deve ser igual ou superior a 1,099 a 25ºC.
Para isto, em proveta com tamanho apropriado, introduzir densímetro em solução preparada de 01 parte de mel com 02 partes de água destilada.
DETERMINAÇÃO DE ACIDEZ
Determinar fermentação do mel, que está adiantada quando consumido volume maior ou igual a 05 mL da solução titulante. Expressa em mL de NaOH/ 100g de mel.
Dissolver 10 g de mel em 50 mL de