POP - Cloreto
Sistema para a determinação colorimétrica de cloretos em amostras de soro, plasma, urina e líquor através de reação de ponto final.
2. PRINCÍPIO
Os íons cloreto presentes na amostra reagem com tiocianato de mercúrio formando cloreto de mercúrio e íons de tiocianato. Os íons tiocianato quando combinados com os íons férrico formam tiocianato férrico, de coloração amarela com intensidade proporcional à concentração de cloretos.
3. SIGNIFICADO CLÍNICO
Hipocloremia
Fibrose Cística
Diureses Maciças
Hiperfunção Adrenocortical
4. INFLUÊNCIAS PRÉ-ANALISTICAS
Concentração de Bilirrubina até 38mg/dL, Hemoglobina até 180mg/mL e Triglicérides até 1800 mg/dL não produzem interferências significativas.
Concentrações de Triglicérides acima de 1800 mg/dL produzem resultados falsamente elevados. Neste caso o bando de amostra não é aplicável.
Para avaliar a concentração aproximada de hemoglobina em uma amostra hemolisada pode-se proceder do seguinte modo: Diluir 0,05 mL da amostra em 2,0 mL de NaCl 150 mmol/L (0,85%) e medir a absordância em 405 ou 415 nm, acertando o zero com água deionizada ou destilada.
Hemoglobina (mg/dL) Absordância405 x 601
Hemoglobina (mg/dL) Absordância415 x 467
5. AMOSTRAS
Preparo do paciente
Não aplicável.
Amostras utilizadas
Usar soro ou plasma, urina e líquor.
Os anticoagulantes EDTA, Oxalato, Citrato e Heparina.
Estabilidade e armazenamento da amostra
O plasma e o soro devem ser separados até 1 hora após a coleta.
É estável durante 7 dias na temperatura 15-25ºC e vários meses a -10ºC.
6. METODOLOGIA
Labtest
7. REAGENTES
1) Reagente de Cor – Armazenar entre 15-30ºC
O reagente pode apresentar precipitado em temperaturas inferiores a 15ºC. Neste caso, aquecer a 37ºC e agitar até a dissolução completa. Manusear com cautela: reagente tóxico. Não pipetar com a boca. Contém tiocianato de mercúrio 2 mmol/L; nitrato férrico 17 mmol/L e ácido nítrico 30 mmol/L.
2) Ativador – Armazenar entre 15-30ºC