Pop técnica de willis
Número Título POP.GER.PCIQ01 Programa de controle interno da qualidade. L.REF.01 Lista de valores de referência.
1. Princípio do Teste
Há diferentes técnicas de concentração. A técnica de Willis permite que certos ovos de helmintos flutuem e fiquem aderidos ao vidro, baseia-se, portanto em um método de flutuação.
2 Aplicação Clínica
Este procedimento está indicado para a pesquisa de ovos com densidades específica baixa, como os ancilostomídeos (Ancylostoma duodenale e Necator americanos) e T. orientalis, embora não seja recomendado para os ovos pesados de trematódeos, ovos de E. vermicularis e ovos inférteis de A. lumbricoides.
3 Cuidados com a Amostra e Orientações Para coleta do Material Orientar o paciente para colher as fezes logo depois de emitidas, em quantidade aproximada de 30g em recipiente limpo e seco. Lembrando que é preciso evitar contaminação por urina. O recipiente deve ser limpo e seco, com a boca larga, de capacidade aproximada de 250 ml para que possa conter uma amostra significativa e que tenha vedação hermética. Cada amostra deve conter no mínimo as seguintes informações: nome do paciente, número de identificação, nome do médico, data e horário de coleta, a qual deverá ser acompanhada de uma requisição médica indicando o procedimento laboratorial a ser seguido.
Os recipientes com amostras fecais de pacientes com AIDS devem ser protegidos por um invólucro de plástico e identificados com etiqueta vermelha ou HIV positivo. As amostras fecais que não forem entregues ao laboratório imediatamente após a passagem deverão ser fixadas. A preservação dos espécimes poderá ser temporária pela refrigeração (3-5ºC) em recipientes hermeticamente fechados para evitar o dessecamento e a análise poderá ser feita até 24 h após a coleta. Não colher as fezes após ingerir contraste