POP ARTIGO
A ARTE COMO INSTRUMENTO DE CRÍTICA SOCIAL
1. INTRODUÇÃO
O trabalho que se segue propõe uma análise aprofundada sobre a capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band da banda musical The Beatles que teve seu lançamento 1° de junho de 1967 na Inglaterra. A obra foi criada por Peter Blake, um artista inglês pop que possuía grande interesse pelo popular e folclore, e que também desenvolveu trabalhos na pintura. Foi um dos álbuns de maior sucesso da banda, citado frequentemente como mais influente da história do rock e da música. Ao analisarmos essa obra, também será feito uma contextualização do momento histórico em que foi realizado bem como o movimento artístico ao qual pertence: Pop Art e sobre o artista realizador propriamente dito.
Buscamos dessa forma o entendimento sobre como a arte é influenciada pelo contexto histórico em que está inserido o artista e como a arte pode ser tanto instrumento de apreciação, mas ir além, como forma de manifestação político-social.
2. POP ART ? (fazer uma síntese sobre a pop art)
3. MOMENTO HISTÓRICO
A música Pop e suas origens
As origens da música pop na década de 50, ao superar-se do pós-guerra, inicia um processo de envolvimento com a indústria, que começa a considerar os jovens como unidade econômica independente e passa a oferecer-lhes objetos de consumo, sobretudo, a música.
A música seja talvez o elemento mais representativo das massas, principalmente da juventude. Estando submetida à indústria da sociedade de consumo que a manipula e explora. Se o rock e a comercialização não estão indissociáveis, a força da contracultura de que a musica pop era uma expressão se fragiliza, pois a música é um objeto de interesse da indústria discográfica. Até 1962, aproximadamente, a música tinha o intuito de distrair, divertir, envolver o público com suas composições. Mas, com o passar do tempo e a percepção da popularidade, da possibilidade rentável direcionada para a indústria discográfica com a venda de LP, o