pop art
O pop-art surgiu nos anos 50 em resultado da insatisfação de certos artistas a separação entre a arte que se denominava “elevada” e a denominada “vulgar”, que seria a arte intelectual ,de qualidade e a sem valor. O movimento de arte popular ganhou força nos anos 60 ,que agora além de sua proposta de acabar com essa divisão, também focava na crítica ao alto consumismo que pairava no ocidente do século XX. Esse novo conceito de arte trazia em suas obras elementos do cotidiano, principalmente o norte-americano, proporcionando o fácil compreender do povo perante a sua visão dessa sociedade industrial.
O pop-art embora seja um movimento contra o consumismo, tornou-se produto em massa pela sua aceitação popular. A própria publicidade usa dessa arte para a divulgação de seus produtos, justamente pela sua popularização.
A publicidade tinha como objetivo seduzir o espectador para utilizar o produto ou a ideia divulgada. Assim, ela constantemente utilizava da indústria cultural, que construía um mundo de necessidades superficiais, explosões de imagens e sensações .Nas obras de arte popular os materiais utilizados são geralmente acrílico, poliéster, cores fortes e vibrantes destacando o produto retratado como forma de criticar esse aspecto das propagandas de induzir o consumo em vão.
Artistas como Andy Warhol também retratavam ícones da época como Marilyn Monroe ,como forma de mostrar o modo como a indústria cultural junto com a publicidade divulgam não só o consumo de produtos materiais ,mas também de celebridades e ideias .Torna-se então a arte e a cultura algo padronizado ,de fácil acesso, desvalorizando-os.