Pop art
Movimento artístico que surgiu na década de 1950, no Inglaterra e nos Estados Unidos. A expressão “pop art” é oriunda do inglês, significa arte “popular”.
O movimento pop art apareceu em um momento histórico marcado pelo reerguimento das grandes sociedades industriais, afetadas pela Segunda Guerra Mundial. Dessa forma adotou os grandes centros urbanos norte-americanos e britânicos, para expressar sua arte. Características
O pop art enquanto movimento abraça as manifestações da cultura de massa. A fonte de criação para esses artistas era o dia a dias das grandes cidades norte-americanas, pois suas propostas era romper qualquer barreira entre a arte e a vida comum.
Os recursos expressivos do pop art são semelhantes aos dos meios de comunicação de massa, como cinema, a publicidade e a TV. Os integrantes desse movimento conseguiram chamar atenção do grande publico por meio da utilização de símbolos e produtos industriais dirigidos a massa urbana: lâmpadas elétricas, automóveis, sinais de trânsitos, eletrodomésticos, imagem das grandes estrelas do cinema norte-americano, revista em quadrinhos e outros.
Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. A técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muito utilizadas.
Os materiais mais usados pelos artistas da pop art eram derivados das novas tecnologias que surgiram em meados do século XX. Gomaespuma, poliéster e acrílico, matérias florescentes, tintas, foram muito usados pelos artistas plásticos deste movimento.
Principais artistas do pop art:
Entre os principais podemos destacar Andy Warhol, que produziu em 1967 o trabalho Marilyn Monroe, conhecidas pelas suas múltiplas versões coloridas. Com base em uma fotografia, Andy Warhol reproduziu em sequência, imagens de Marilyn Monroe, uma atriz de Hollywood, muito famosa na época. Apesar das variações da cores os traços da atriz permanecem